quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUADROS ALGARVIOS - Continuação



QUADROS ALGARVIOS - Continuação


(Ruinas de Milreu - Estói)

Capítulo 6 – Um Vali Ambicioso

Os Árabes atacaram Ossónoba danificando as muralhas de que a cidade se encontrava dotada provavelmente desde tempos pré-romanos
Uma vez ocupada, a região ficou confiada a um vali, Abú Sabah, que tinha acompanhado Muça e que tivera boa prestação na conquista do Sudoeste Andaluz.
Estavamos em 712/713 e tudo nos leva a crer que aquele primeiro vali de Ossónoba seria muito jovem na altura da invasão, na medida em que é referido até 766, o que significa que teve mais de cincoente anos de actuação politico-militar.
Firmado o seu poder em Ossónoba, Abú Sabah passou a residir no Axarafe de Sevilha, de onde lhe era mais fácil o contacto com as demais zonas de influencia iemehita-etnia de que era o chefe supremo da Península.
As principais peripécias em que vamos encontrar envolvido Abú Sabah tiveram lugar por volta de 756 e prendem-se com o seu apoio e posterior contestação a Abderramão I.
Abderramão pertencia à familia omiada, que governou o califado de Damasco de 661 a 750 e que foi praticamente extreminada pelos Abássidas, que lhe usurparam o trono.
Tendo conseguido fugir através do Iraque e da Siria, Abderramão refugiou-se no norte de África, no seio da tribo berbere de que a sua mãe era originária. Dali enviou emissários à Península Ibérica mas os detentores do poder negaram-se a reconhecê-lo; apenas os sirios, e os iemenitas e alguns berberes o apoiaram, o que lhe bastou para que, tendo atravessado o Estreito, derrotasse Lúcufe Al-Fihri, o governador da região.
Estavamos em Maio de 756 e o vencedor, dirigindo-se à Mesquita de Córdova, proclamou-se primeiro emir omiada independente com o nome de AbderramãoI (756-788)

Continua no capítulo 7 - Iemenitas e Muladis Governaram Ossónoba

Libertário Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário