quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ESCOLA PRIMÁRIA EM ESTOI 1947


ESCOLA PRIMÁRIA EM ESTOI 1947


MEMÓRIAS DE ESTOI E DA ESCOLA PRIMÁRIA EM 1947
Texto de ANTÓNIO ENCARNAÇÃO


Estoi a maior aldeia do Concelho de Faro com actividade de Predominância Rural , em que residia a maior parte da população !Servida por duas empresas de autocarros que faziam ligações entre Faro e São Braz de Alportel , a EVA e António Evaristo Santos , deslocando-se a maioria dos habitantes em bicicleta e Carros de tração animal , para trabalhar na cidade de Faro , sendo um grande Pólo de empregos a Moagem que em horas definidas a sirene era ouvida numa distancia superior a 10 Km. e servia de orientação das horas para muita gente !

Existia o Racionamento de Produtos Alimentares , na maioria efectuada na venda do Picanço no inicio da Estrada que vai para Olhão , frente ás traseiras da casa de Joaquim Belchior Pai do Eng, Belchior Personalidade Publica de Faro . As Senhas necessárias para as compra davam direito a 600 gr. Mensais por pessoa no Açúcar , arroz , massa etc !
O pão também comprado pelas Senhas era vendido nas duas padarias que ficavam na Rua Principal ; família de Parafusa e José Gaziba este, também com Mercearia e venda que ficava depois da mercearia do Cancela, venda da Cascalhõa , sendo seguida pela barbearia do Chico . tinha dois Abegões ( construtores e reparadores de veículos de tração animal ) nessa rua !

Como figuras Típicas tínhamos o Lópinhos e seu foles “Acordeon “ que tocava em pequenas festas , com um repertório repetitivo ! Nas matanças de Porco o matador Fírmino Apolo grande animador nas confraternizações que se seguiam existia o hábito de quem mandava abater o animal fazer uma distribuição de parte da carne pelos vizinhos , que por sua vez retribuíam quando fazia a mesma , Era cômodo porque não existindo frigoríficos permitia acesso a carne fresca mais vezes na época que ia de 08 de Dezembro ao dia de Carnaval ou entrudo como chamavam .

No dia do ano Novo até ao dia de Reis 06 de Janeiro as Charolas corriam as casas com sua modinhas acompanhadas de castanholas; Ferrinhos e Pandeiros ! O Natal não tinha significado Em Estoi , Sim em Faro ( ainda na actualidade os espanhóis trocam presente pelo Reis) .
No dia de Entrudo a concentração dos foliões na generalidade era no Largo do Coiro da Burra ,e da Igreja na Aldeia ! existia pouco Transito , o primeiro automóvel que deu nas vistas foi do médico doutor Leiria , Nessa época Camiões e carros não tinham motor de arranque e pegavam com voltas de manivela !
Época da Páscoa tradicional jejuns e procissões como a dos Passos , e na Sexta feira Santa ninguém comia Carne de Porto , a Religião Católica respeitada , com um Padre popular que exercia muita actividade Social ! A concorrência evangélica mais perto era no Sitio da Bordeira !
Com a Primavera eram produzidas Favas e Griséus ( Ervilhas ) ;
O Mercado / Feira no Largo em frente ao Cemitério era no segundo Domingo de cada mês , enquanto a festa da Pinha composta exclusivamente por cavaleiros e carros ou carroças engalanadas continua sendo a 02 de Maio com itinerário de Estoi ao Ludo , ao princípio da noite na volta no Coiro da Burra era distribuídas tochas de esparto á população que as acendendo seguia em Procissão iluminada até ao Largo da Igreja do Pé da Cruz .
Nos Santos Populares a época dos Mastros cobertos de Flores em que eram realizados pequenos Bailes ,

Também em 1947 entrei para a Escola Primária de Estoi , num Edifício localizado na Estrada de Faro , denominado Escola do Estado Novo ! Com 04 salas , duas no rez de chão para os rapazes e outras duas no Primeiro andar para as meninas !
A professora mais famosa na época a D. Damásia , dava aulas ás meninas do Piso Superior lado direito ( também tinha sido professora de minha mãe.).
Minha sala foi sempre a do rez do chão lado direito por ter passado todos os anos, não mudei de sala , primeira e segunda classe fui lecionado pelo professor Pires e depois na terceira e Quarta pela professora Beatriz !

Enquanto , na sala do lado esquerdo lecionava a Prof ª. Eurídice , não me recordo do nome da outra professora , nem da auxiliar que completava o Pessoal Escolar .
Alguns colegas já conhecia como vizinhos de familiares moradores dos sítios de Porto de Carro ; Vale da Rosa , a maioria não chegou a freqüentar a Secundária nem o Liceu .
Os que Socialmente mais se destacaram na minha classe e foram para o Liceu foi o José Manuel Leiria ( Dr. Gago Leiria ) o José António Zeferino , filho do Dono do Cinema Ossonoba em Estoi , o António Picanso , ! o José Manuel Pires que só voltei a encontrar na Inspeção militar .
Como Costeletas saíram de lá o José Izidoro que foi para Professor Primário , António Bento do Sacramento Rodrigues que foi para a Força Aérea, o João Bernardino Sancho Cabrita que foi para enfermagem e faleceu em França , o Valério filho mais novo do Barbeiro junto á Igreja que ingressou na Fiscalização das Contribuições e Impostos onde o Irmão mais velho também se encontrava ,

O Balhão foi para o seminário , e o Virgilio José Nunes se notabilizou como Ciclista , tendo até participado na volta a Portugal .
Cada sala de aula funcionava com 2 classes alternadas em que o primeiro ano se juntava ao terceiro , o segundo á quarta classe , de forma que o aluno que passasse todos os anos ficava sempre na mesma sala .
Na época não chegava a 30 % os alunos que conseguiam completar a Primária , entre 10 a 12 alunos na média ! muitos eram obrigados a desistir para ingressar no trabalho Agrícola , outros completavam e iam para ofícios diversos ,

O que escrevi foi retirado de memória , sem qualquer pesquisa , Podia falar de outros colegas , mas quem se lembraria deles ? pessoas simples que na maioria nem estão entre nós e o espaço seria bem extenso!
Posso afirmar que convivi com pessoas de 03 Séculos , me recordo também de freqüentar a pré-primária ( escola paga ) . Agora quase aos setenta , também afirmo que não estou arrependido do que fiz nas diversas fases da minha vida e, se fosse possível voltar atrás não o faria ! porque tudo tem seu tempo ,e me sentiria deslocado não sendo o meu apesar de me adaptar facilmente ás situações !


Li há dias no blogue a resposta a um comentário de um Anónimo que critica o trabalho desenvolvido na Associação pela Geração de Ouro com a designação de velhos !
Em condições adversas ao contrário das facilidades actuais continuam mostrando seu valor !
Quem critica o Dr. José Hermano de Saraiva ; o Manuel de Oliveira ; o próprio Presidente da republica “ Costeleta “ ; e tantas outras figuras , aqui no Brasil temos o Jô Soares com 72 anos; a Hebe Camargo com 80 ; o centenário Oscar Niemeyer !
Será que esse critico Anônimo também os acha Velhos ? Prefiro não comentar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário