quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AS CALÇAS E O NÚ

AS CALÇAS E O NÚ
Dois Contos de Alfredo Mingau

A lembrança do Maurício, sobre a aventura nua do Comandante da PSP Alves de Sousa, fez-me pensar, e escrever, estas duas histórias de ficção.

AS CALÇAS

Professora numa Escola Secundária, de seu nome, chamemos-lhe “Rosa”, era conhecida pelo tratamento do diminutivo de... “Rosinha”.
Ela contava, rindo, que o marido era ainda mais extrovertido do que ela. Naquele tempo as mulheres não vestiam calças. A saia era uma peça preponderante da vestimenta feminina.
E um dia aconteceu.
A “Rosinha”, para espanto das outras professoras, lançou o uso das calças masculinas aparecendo na Escola com aquele vestuário.

O Director da Escola, cujo nome não interessa para o caso, era uma pessoa séria, rígida, com um perfil de preconceitos, que não admitia certas displicências mas, sem chegar a ser proceloso, entra na sala dos professores, repara na “Rosinha”, aponta-lhe o dedo e, com voz calma, diz-lhe:
- Não admito certos atrevimentos na minha Escola. Ponha-se na rua!
A “Rosinha”, não teve resposta, saiu para voltar mais tarde com vestuário mais feminino. Ela não se mostrou desconsolada com o insólito acontecimento.
O NÚ
Falando do marido, “Rosinha” não dava a entender ciúmes ou irritação pelas aventuras extra-amorosas e conjugais do marido, nosso conhecido..., chamemos-lhe, “Oliveirinha”. Ela até contava, rindo, que numa das suas aventuras saltara de uma janela para a rua, completamente nu, fugindo a sete pés, para aparecer em casa, na Avenida 5 de Outubro, batendo à porta, porque não tinha chave, com um ramo a tapar as miudezas.
Enfim!... Os nus da cidade e uma vestimenta inadequada para a época. Duas histórias de ficção... ou talvez não!?
Inté.
Alfredo Mingau
Publicada por Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira em 10:35 AM 10:00:00 PM 1 comentários
HISTÓRIAS DO LICEU
(em frente ao Liceu há 55 anos)
À Drª LINA VEDES


MINHA ILUSTRE ESCRITORA,


MUITO BOA TARDE,

Venho solicitar-lhe, como prova do reconhecimento do seu enorme talento, uma história da nossa cidade ou do Liceu, que você descreve tão bem. Vc tem talento e palavra que gostei de ver a sua foto, entre os consagrados na feira do Livro em Faro.


Gostava de ver aqui descrita por si a figura do Caça Brava que a anunciava às quatro da tarde na Rua de Santo António, ou a figura do fotógrafo Cartaxo que tinha uma vitrina com os seus trabalhos antes de chegar ao cinema, à esquerda quando se vai, com aquela farda africana de calções e meia, ou ... ou ... descrever um baile de carnaval no Grémio ou nos Artistas, ou as figuras do Pardal e do Vieguinhas dos jornais, ou o professor do Liceu o Arquitecto Hermínio, sempre de laço, alguma curiosidade do Vergílio Ferreira enquanto professor no Liceu, ou da Lídia Jorge enquanto aluna, ou um episódio com a liceal ILDA CAPELA mais tarde minha colega no MAGISTÉRIO PRIMÁRIO, eu sei lá, escolha.


A senhora é nossa convidada de honra.


Outra sugestão: conhece o Alfredo Mingau aí na cidade? Se sim, diga-nos quem é ele?


Disponha deste espaço quando lhe aprouver.


Aceite os cumprimentos do


João Brito Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário