sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FROM BRASIL

FROM BRASIL


Tenho lido as crónicas do Costeleta Alfredo Mingau sobre a Pesca do Atum , e aqui envio alguns complementos relacionados com a mesma !

A PESCA DO ATUM E O PEQUENO CONTRABANDO

No Início da decada de 50 , morei na antiga Praia dos Estudantes , e convivi com pessoas ligadas á Faina do Atum , que de lá Partiam em Lanchas para o Arraial Ferreira Neto , para a faina da Pesca iniciada com o Atum de Direito quando passavam na sua Rota para a desova !
E o de Revez ao voltarem para o Atlântico , a diferença era que o último vinha mais magro !

Em Faro embora visitasse os Barracões da armação, a actividade já não é do meu tempo , Vi sim numa visita de Estudo da Escola ao Museu da Marinha na Capitania que ficava no Largo da Sé , uma Miniatura do Sistema de redes para a captura do Atum !

Na generalidade os Pescadores trabalhavam no Inverno nas lidas marítimas , utilizando Merjonas de Arame , Alcatruzes de barro para os Polvos ; Covos de Verga para os Chocos , se deslocando em Lanchas á Vela , e também na apanha da ameijoa e mariscos alguns em botes !



Barcos maiores motorizados além dessas artes também praticavam a pesca com redes a que designavam de "Sacada " , os conhecidos na época era o Herculano na Praia dos estudantes e o Brazinho no Clalé das Canas !



O Contrabando aparecia pela apanha ao largo da Costa que continuava na de Espanha de Cortiça utilizada como boias onde as redes do Atum se mantinham ao Nivel da água . Muitas se soltavam das redes e acabavam nas Praias !



Naturalmente que os armadores não se preocupavam em as recolher talvez por devido ás correntes se deslocarem dezenas de quilómetros , e aí não se saber de quem eram as mesmas !



Os apanhadores ganhavam bem no entanto era ilegal , considerado como Contrabando , E na Espanha se apanhados ficavam Presos alguns dias !



Na Região de Faro , tinham a Guarda Fiscal na vigilância , no entanto não existindo qualquer esatística se pode deduzir que dava certo em 90 por centos das Situações !



E quando algo corria mal geralmente era apanhado o Produto , enquanto os intervenientes fujiam.



Na época a Industia da Cortiça representava muitas centenas de empregos nas fábricas conhecidas como do Fritz ( ainda suponho que existam os armazéns desactivados ;: a do António Cosp ( em que um dos Sócios era o Pai do Adão que foi meu colega de Turma e desconheço o rastro ) actualmente estão lá instalados os Serviços da Segurança Social ; ao lado a fabrica do Espanhol ; subindo á direita a fábrica do Soares , com a venda da Joaquina no final da rua ! Virando á Direita se encontrava uma pequena fábrica que receptava a cortiça proveniente da Pesca do Atum .



Também tinha a fábrica do Caiado na Estrada Senhora da saúde e mais de uma dezena de pequenas fabriquetas !

Embora nada tenha a ver com o Atum , o pequeno Contrabando continuava com a venda do Polvo que os pescadores vendiam directamente ás Secas , assim como outros peixes para não pagar os Impostos na Lota .

Tudo isso era facilitado porque o contingente da guarda fiscal era pequeno , e fácilmente os infractores sabiam onde eles se encontravam nas suas patrulhas e naturalmente sendo pessoas simpáticas não tinham o apoio do pessoal ligado á vida marítima , nem o transporte ou equipamento de contacto que existe na actualidade numa época em que as transmissões na maioria era pelo Código de Morse !

Outra situação de Contrabando , os Arrostões Espanhóis com motores a Carvão e grandes chaminés que de tempos a tempos era apanhados pelos barcos da Marinha permanente em Faro , a Azevia e a Bicuda !



Nessa época o camarão apreendido vendido a Baixo preço era uma chance que muita gente da cidade tinha de o Comer !



Me recordo da venda do Estanqueiro no Largo do Pé da Cruz onde posso falar que peguei uma indisgestão do mesmo , pelo que passado mais de 50 anos ainda não o aprecio se for cozido !

Desses Guardas me recordo do Cachumbeta e outros com quem passava longas horas falando , enquanto passava os horários das Rondas !

Se o meu amigo verificar que existe interesse em publicar no Blog tudo bem, fica ao vosso critério !

Um abraço .
António

Nenhum comentário:

Postar um comentário