terça-feira, 17 de novembro de 2009

O LAGAR DO ALBERTO ROCHA



O LAGAR DO ALBERTO ROCHA


Quando eu fui à inspecção para a tropa em 1961 e me apresentei ao Coronel para a respectiva, diz ele:

- Então, tens algum problema, pá?...
- Sim nosso Coronel; tenho falta de vista...
- Já me lixaste, disse ele, que continuou, perguntando-me enquanto pegava em quatro lápis que tinha retirado dentro de um copo.
- Olha lá, quantos lápis tenho nesta mão?
- Três, disse eu.
- Ok , trata das coisas para ires ao quartel da Estrela em Lisboa, para eles te verem.

Fui eu e outro, o Manel Carlos, natural do Barranco do Velho e que morava na altura em Santa Catarina da Fonte do Bispo.

E dizia-me o Manel:

Ao entrarmos na serra do Caldeirão, entramos também no “outro” Algarve, o das gentes genuínas, das artes tradicionais, da excelente gastronomia. A paisagem muda a sua cor à medida que prosseguimos o passeio, o verde das florestas de eucalipto, sobreiro e pinheiro dá lugar aos campos cultivados de trigo e cevada.

Por entre os montes ouvem-se ribeiras correndo.

Aqui e ali contactamos com as gentes nos labores diários: um tirador de cortiça, um pastor, um moleiro, uma mulher a trabalhar no tear, nas hortas.

Percorremos as ruas estreitas em pedra, admiramos as chaminés, os fornos, os telhados inclinados, os muros caiados, os pátios e os poiais.

Encontramos nos museus e vivemos as histórias de antigamente.

Redescobrimos as artes e técnicas que ainda perduram no artesanato local. Um passeio a pé conduz-nos à tranquilidade e o ar puro transporta o aroma da esteva, do rosmaninho e do mato.
Para satisfazermos todos os nossos sentidos, só falta provar o queijo, o vinho, a aguardente, os enchidos, o pão, as filhós e o azeite do Lagar do “COSTELETA” Alberto Rocha, de Santa Catarina da FONTE DO BISPO.


Esta unidade existe há 100 anos, foi modernizado em 1990 com sistema contínuo e que já recebeu este ano um milhão e meio de quilos de azeitona.


As principais actividades económicas desta freguesia são a produção de azeite, a indústria de cerâmica (fabrico de telha, ladrilho e tijolo), turismo rural e destilarias (principalmente aguardente de medronho).


Santa Catarina da Fonte do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 118,98 km² de área e 2 085 habitantes (2001). Densidade: 17,5 hab/km².

A freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo data do século XVI e o seu nome tem origem em Catarina de Alexandria, morta no ano 307 d.C.; e na Fonte do Bispo local onde a sua imagem terá aparecido e situa-se numa zona mista de barrocal e serra A temperatura média anual é de 19°C, e a precipitação média varia entre 400 e 600 mm.

Texto de
João Brito Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário