segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A SEGUNDA CADEIA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL,






A SEGUNDA CADEIA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL,
(retirado de MEMÓRIA S DO POVO SAMBRASENSE de Sebasião Chaveca)


era uma peqena casa que está no pátio interior do edifício da Câmara Municipal e era constituída por dois quartos com janelas para o pátio, que tinham grades de ferro e por outro quarto interior onde não entrava a claridade do dia e também não tinha luz eléctrica, o que se tornava nma prisão muito má de suportar para uma cela que se chamava "segredo" e para o qual só iam os presos considerados muito perigosos.


Tanto nesta CADEIA como na outra anterior, os detidos só passavam uma noite, pois regra geral, eram remetidos para Faro no dia seguinte à sua detenção.


recolha de
JBS
sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008


A PRIMEIRA CHEVROLET NA CORTIÇA


A PRIMEIRA CAMIONETA QUE CARREGOU CORTIÇA NO ALGARVE,





Foi uma Chevrolet que transportava 2700 Kilos e que era propriedade de António Chaveca.

Os homens que transportavam a cortiça em carroças achavam-se prejudicados no seu negócio porque a camioneta só de uma vez levava tanta cortiça como cinco carroças, por oiutro lado enquanto as carroças faziam uma viagem, a camioneta fazia várias.

Em Silves havia muitas dezenas destas carroças que só se dedicavam ao transporte de cortiça.

Quando a camioneta do Chaveca chegava com a sua carga, muitas vezes a sua integridade física esteve em perigo mas, pragas e ofensas verbais nunca faltavam.

Os carroceiros de Silves costumavam vir buscar cortiça fabricada a S. Brás e muitas vezes vinha uma caravana constituída por mais de uma dezena de carroças, mas, quando apareceu a camioneta nmca mais cá vieram.


Por isso, eles nem podiam ouvir falar da camioneta que transportava cortiça para Silves.


(retirado do livro "Memórias do Povo Sambrasense, de Sebastião Chaveca)

recolha de
JBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário