sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RUA MANUEL ARRIAGA , 7



RUA MANUEL ARRIAGA , 7


Praticamente fica em frente á entrada principal da Escola !
Na nossa época pertencente á D. Adelaide que alugava quartos para estudantes que moravam em outras localidades e freqüentavam a Escola ! os mesmos levavam lá seus amigos e amigos de amigos , transformando uma parte da casa numa pequena república onde Estudavam e passavam o tempo entre as aulas !
Por muito esforço que faça não consigo recordar o nome de nenhum ,um deles rapaz muito inteligente ! quando em pequeno tinha de acordo com o que falou metido a mão na engrenagem de um engenho de tirar água das noras , e ficou sem parte do braço até ao cotovelo , era de Olhão .
Também se encontrava hospedada na mesma casa , uma senhora que desempenhava as funções de Contínua á entrada da Escola , junto ao Senhor Viegas !

Por acaso a D. adelaide era Prima de meu Pai , daí freqüentar a casa !

Lá passava a maior parte do tempo , almoçava , estudava e deixava os livros , equipamento de ginástica , e até me emprestava dinheiro para investir nos comércios em frente á Escola , Pinhões , Revistas etc. cuja conta mais tarde meus pais acabavam de pagar sem me perguntarem a que se destinava !

Aconteceu um dia em que na aula de educação Física não sei se pelo Dr. Américo ou do Sr. João que trabalhava na Parte do ginásio , houve a ordem de fiscalizar as Toalhas de banho dos alunos ( existia o hábito de empréstimo entre alunos de turmas diferentes aos outros para evitar a falta ) .
Naturalmente que a D. Adelaide foi nesse dia a salvação para alguns pelo empréstimo das Toalhas , inclusive da minha !
Só que quando chegou a minha vez , estava tranqüilo mas, não contei que a mesma também tinha sido utilizada e ainda estava húmida.
Resultado também apanhei falta !

É com saudade que relembro a casa , assim como a do Felizardo e Glorinha , supondo que o Neto se chama Júlio e foi nos anos seguintes meu amigo , até que freqüentava a casa dele e dos Tios conhecidos como Mecharrinhas .

Saudações Costeletas
António Encarnação

Nenhum comentário:

Postar um comentário